abril 30, 2019

Taguatinga Shopping amplia rede de voluntariado com matchs de solidariedade

TGS Solidário traz para Brasília a plataforma Transforma Brasil, que conecta voluntários a ações do bem que ocorrem por toda a cidade

No Brasil, segundo IBGE, apenas 3,5% da população pratica algum trabalho voluntário, mesmo que de maneira individual. Um número bastante inferior ao dos Estados Unidos, onde pelo menos 20% dos americanos são comprometidos oficialmente com ações sociais. Que tal transformarmos esses números?

Será que pequenos gestos podem nos tornar protagonistas de grandes ações? Desenvolvido há três anos, o TGS Solidário, iniciativa do Taguatinga Shopping, cresce a cada dia com o objetivo de “fazer com propósito” e realizar boas ações na vida de pessoas e comunidades. Nesse período, foram promovidas mais de 12 ações que beneficiaram 28 ONGs. Agora, o projeto quer incentivar, por meio de uma ferramenta de tecnologia social online, que boas ações encontrem corações voluntários. Como? Imagine um match da solidariedade, onde pessoas dispostas a fazer a diferença descobrem iniciativas, eventos e pessoas que precisam de “mãos à obra”.

Esta é a proposta da plataforma TGS Solidário que, em parceria com o Transforma Brasil, chega a Brasília no mês do aniversário da capital federal. “Queremos promover uma grande rede do bem, com oportunidades de voluntariado em todo o Distrito Federal, possibilitando que belas ações e voluntários engajados possam se encontrar”, explica a superintendente do Taguatinga Shopping, Eliza Ferreira. Essa proposta do BEM é muito grande para ficar apenas no Taguatinga Shopping, queremos ampliá-la para que mais pessoas, empresários nos ajudem a transformar Brasília, a começar pela nossa região, Taguatinga, Águas Claras, Ceilândia.

Pintar uma pequena escola, retirar excesso de lixo jogado pelas ruas ou, até mesmo, promover um evento cultural – essas são atividades que, em grupo, ganham mais força! A plataforma cruza os dados de quem quer ajudar com os de quem precisa de ajuda. Pessoas físicas se cadastram registrando experiências, competências e em que áreas pretendem atuar. Da mesma forma, ONGs e projetos sociais fazem um perfil no site, explicando sua ação e qual demanda de profissionais precisam.

E o melhor: o TGS Solidário é aberto a todos os moradores e visitantes de Brasília. Assim, unidos, será possível transformar o lugar onde vivemos.

Entenda o Transforma Brasil
A começar deste mês, o TGS Solidário passa a integrar o Transforma Brasil – plataforma lançada há pouco menos de um ano, que promove milhares de vagas de voluntariado em todo o país. Os voluntários de todos os estados brasileiros podem cadastrar sua disponibilidade de atuação, e encontrar organizações que precisam dessa habilidade.

A plataforma tem por base uma iniciativa implantada, inicialmente, na cidade do Recife que, em apenas três anos, dobrou o número de voluntários na capital pernambucana. Outras cidades como Petrolina, Fortaleza, Campinas, Petrópolis e Florianópolis também adotaram a iniciativa como política pública de incentivo ao voluntariado.

“Nossa experiência em outras cidades prova que a população quer ajudar, mas não sabe como. Desde o começo, muitas pessoas de diversos estados nos procuraram porque sentem falta de uma ferramenta como esta, que facilita o engajamento cívico. O Transforma Brasil é a ferramenta que faltava para incentivar o trabalho voluntário. A expectativa é grande, em busca de unir ainda mais pessoas”, afirma Fábio Silva, presidente do Transforma Brasil.

Os números surpreendem: são 300 mil voluntários inscritos, 650 ONGs cadastradas e cerca de seis mil ações realizadas em menos de um ano, somando mais de 1,7 milhão de horas de trabalho voluntário acumuladas. Nesse período, cerca de 400 mil pessoas foram beneficiadas pelos projetos.

Em Brasília, o TGS Solidário amplia a rede de voluntariado do Transforma Brasil, sendo o primeiro parceiro da iniciativa privada a integrar a rede.

Pequenas ações, grandes transformações
O trabalho coletivo pode ser importante na transformação de muitas vidas. Para colaborar e fazer da nossa cidade um lugar cada vez melhor, cadastre sua ONG ou ação no site TGS Solidário e convide seus amigos a se inscreverem nessa rede de voluntariado. Juntos, podemos mudar Brasília! A plataforma www.tgssolidario.com.br abre suas portas a partir do dia 30 de abril e a meta é que, no primeiro ano, englobe um total de 100 ONGs cadastradas, 6 mil horas de trabalho e 50 mil voluntários inscritos. No site você poderá acessar também a nossa história de engajamento social.

Gostou da ideia? Vem com a gente nesse match!
Fazer parte dessa rede de voluntariado é fácil, cadastre-se como voluntário, uma ONG ou seu projeto social. Confira o passo a passo:

Se você é uma ONG ou projeto social

  • Acesse www.tgssolidario.com.br 
  • Clique em “Sou uma ONG” 
  • Clique em “Comece a cadastrar sua ONG” 
  • Preencha os campos com seu nome, e-mail, senha, cidade e algumas informações
  • Pronto! Cadastro realizado.

Se você é voluntário

  • Acesse www.tgssolidario.com.br 
  • Clique em “Cadastrar-se” 
  • Preencha o campo de cadastro com nome, e-mail, senha e cidade
  • Pronto! Agora basta escolher o projeto que você mais se identifique e colocar as mãos à obra.

0 comentários . Comentar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.