novembro 20, 2015

Como higienizar seus pincéis

Oi meninas!
Vamos conversar hoje sobre algo muito importante e que está ligada à nossa saúde: a limpeza dos pincéis e demais utensílios de maquiagem. De que adianta conseguir fazer aquela make bafônica, sair linda e ao retirá-lo estar cheia de ‘probleminhas’ desagradáveis na pele? Concordam?
Como já postei anteriormente, os pincéis, esponjas e nécessaire sujos podem trazer inúmeros desconfortos como acnes, dermatites, alergias, terçol e afins.

pinceisdemake_lavar

Além da limpeza, precisamos cuidar também por manter os materiais com a boa qualidade de quando os adquirimos, porque vamos combinar né: eles são bem carinhos e a crise econômica é real e está aí batendo na porta de quase todos os brasileiros! Então pensando nisso tudo, eu trouxe duas dicas que uso tanto nos meus pincéis pessoais como nos de trabalho. Ambas farão com que os materiais continuem funcionais, limpos e com a qualidade mantida!

limparpinceisemcasa

Anotem aí o que precisaremos para a primeira dica que serve pra limpar os produtos pessoais e que não estão muito sujos:
– borrifador;
– água filtrada;
– álcool líquido 70% ;
– soro fisiológico.

Para 1 (uma) medida de água use 2 (duas) de álcool e soro, por exemplo: para 100ml de água coloque 200ml de álcool e 200ml de soro; isso dependerá da quantidade de pincéis e de quão sujos estão.
Eu borrifo a mistura numa toalha descartável ou num papel toalha e passo os pincéis em movimentos uniformes (apenas para baixo ou apenas para cima), cuidando para que as cerdas não saiam do formato original. Faça isso até que o lugar por onde passarem na toalha ou papel esteja limpo. Passe também nos cabos, eles acumulam sujeiras! Deixe-os secar na posição horizontal sobre uma toalha limpa e em local arejado.

comolimparpinceisdemake

Essa higienização pode ser feita toda semana se você utilizar muito os seus pincéis, a cada 15 dias em caso de pouco uso ou ao final de cada cliente se for uma profissional da maquiagem. No entanto, se estão muito sujos ou você nunca fez uma boa limpeza, aconselho a lavagem dos mesmos, com a dica abaixo:

– sabonete líquido antibacteriano;
– álcool líquido 70%;
– 1 vasilha com água filtrada.

Para a mesma quantidade de sabonete, use a de álcool. Coloque água na vasilha de modo que apenas as cerdas dos pincéis fiquem imersos. Preze para não molhar a parte de metal nem o cabo, evitando assim que acumule umidade e danifique.

comolavarpinceis

Para essa lavagem de pincéis aconselho separa-los em duas vasilhas – uma para os sintéticos (aqueles das cerdas mais durinhas e firmes, usados para aplicação de base, corretivo, batons, delineadores em gel e sombras cremosas) e outra para os de cerdas naturais (usados em aplicação de pó e sombras). As esponjas também devem ser lavadas hein!
Deixo de molho por 15 a 20 minutos e em seguida enxaguo individualmente, apenas apertando as cerdas sem muita força para não danifica-las. Ao final basta deixar secando na posição horizontal, sobre uma toalha limpa e em local arejado.

Há pessoas que fazem uso e indicam lavar os pincéis e esponjas com shampoo neutro infantil. Eu, particularmente, prefiro usar essa forma que ensinei para garantir o cumprimento dos padrões de biossegurança.

Espero ter ajudado vocês a se manterem longe das impurezas e dos “bichinhos” desagradáveis que rondam nossos pincéis queridos!

Beijos e ótimo fim de semana.

1 comentário . Comentar

  1. novembro 23, 2015

    Adorei a dica Patty, não lavo assim e desconhecia esse método, vou experimentar.
    Beijinhos

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.