julho 10, 2012

Principais quadros para bancar a entendida em arte

Não sou nenhuma amante de história da arte. Mas sempre que viajo, gosto visitar museus e saber um pouco sobre os principais artistas do mundo.
O meu quadro favorito é Mona Lisa de Leonardo da Vinci, por que meu pai tem uma replica, e quando eu era criança, adorava ficar olhando para o quadro, e ficava com medo do olhar de Mona Lisa rsrs
Eu vi na revista Gloss uma matéria sobre a importância desses principais quadros, e resolvi compartilhar com vocês.


Abaporu
de Tarsila do Amaral, 1928 (Museu de Arte Lartinoamericano de Buenos Aires) – O quadro mais conhecido do Brasil tem nome tupi-guarani que significa “o homem que come”. Foi daí que o marido de Tarsila, o escritor Oswald de Andrade, tirou a ideia do Manifesto Antropofágico, fundamental para o movimento modernista.
Obs: Fui ao museu de MALBA em Buenos Aires, na maior vontade de ver esse quadro. Mas chegando lá, descobri que o quadro está emprestado para um museu na Suiça, e só volta pra lá em novembro de 2012. #Magoei


A Noite Estrelada
de Vicent Van Gogh, 1889 (Museu de Arte Moderna de Nova York) – Van Gogh observou as estrelas da janela do sanatório onde estava internado e deu fortes pinceladas de dia baseado em suas lembranças. A obra virou uma representação da melancolia.


As Meninas
de Diego Velásquez, 1656 (Museo do Prado, Madri) – É uma obra cheia de relações complexas. O próprio Velásquez apareceu representando pintando uma enorme tela. Os retratos por ele são o rei e a rainha, refletidos num espelho ao fundo. Eles supostamente estariam parados no mesmo lugar dos futuros observadores da obra. Difícil, né?
Obs: Tive a oportunidade de ver esse quadro no Museu de Prado em Madri em julho de 2011. Confesso que achei o quadro, estranho e confuso Rs.


Composição em Vermelho, Amarelo e Azul
de Piet Mondrian, 1930 (Gemeente Museum, Haia) – Mondrian criou um estilo único com cores básicas e traços retos que se equilibram. Sua pretensão com esta e as demais obras da mesma série era revelar a estrutura espiritual que rege o universo!
Obs: Esse composição é muito usada em roupas.


Guernica
de Pablo Picasso, 1937 (Museu Reina Sofia, Madri) – É um protesto contra o horror de qualquer guerra. Foi pintado freneticamente em pouco mais de um mês. Picasso se inspirou em sua indignação após o ataque por aviões nazistas, autorizado pelo ditador Franco, à pequena cidade de Guernica.
Obs: Esse quadro é grandão, e lindo pessoalmente! Me apaixonei tanto pelo quadro, que comprei um quebra-cabeças de 1500 peças, no Museu Reina Sofia em julho de 2011 para montar e fazer um quadro pra mim (ainda não montei, por falta de tempo).


Marilyn Monroe
de Andy Warhol, 1962 (Museu de Arte Moderna de Nova York) – É uma crítica à sociedade consumista e ao culto (ás vezes mórbido) às celebridades. Foi produzido e replicado várias vezes por Warhol logo após a morte de Marilyn.


Mona Lisa
de Leonardo da Vinci, 1506 (Museu de Louvre, Paris) – É o quadro mais reproduzido na história! Seu sucesso vem do apuro técnico na representação dos detalhes da roupa, das mãos e da paisagem. E também do sorriso enigmático e do olhar penetrante (raro em figuras renascentistas femininas). Ela parece saber algo sobre nós.
Obs: Sou apaixonada por esse quadro!!! Tenho uma enorme vontade de ver “Mona Lisa” ao vivo e acores Rs.


O Grito
de Edward Munch, 1893 (Museu Munch, Oslo) – A imagem se tornou um emblema da angústia humana. Representa uma espécie de crise de pânico do próprio pintor. Foi banalizado como máscara do filme de terror Pânico. A obra será leiloada neste ano e tem valor estimado em US$ 80 milhões.


A Persistência da Memória
de Salvador Dalí (Museu de Arte Moderna de Nova York) – Dalí viveu na época emq ue Freud divulgava suas pesquisas psicanalíticas – e só se falava na palavra “inconsciente”. Os relógios derretidos são como um sonho perturbador.

E aí gostaram de saber um pouquinho sobre esses quadros?

5 comentários . Comentar

  1. julho 10, 2012

    Eu só conhecia 4 dessas obras, rsrs. Adoro Tarsila!

    Responder
  2. julho 17, 2012

    São belíssimos sem dúvida, o que eu mais gosto é a Monalisa também…acho perfeito!!

    Responder
  3. novembro 21, 2012

    As Meninas e Guernica, duas obras que preciso ver novamente 😀

    Responder
  4. Serena Tavares
    abril 10, 2013

    Eu adorei, obrigada poeque precisei mesmo deste site para fazer um trabalho de escola.

    Responder
    1. abril 10, 2013

      Serena,
      Fico feliz, por tê-la ajudado 🙂

      Bjs

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.