janeiro 08, 2012

10 jeitos de usar o Papel Alumínio

A embalagem mais popular na indústria alimentícia reúne várias qualidades: é flexível, não enferruja, preserva a temperatura da comida, protege da ação do oxigênio e da luz… Mas o material tem outras utilidades incríveis que vão fazer o maior sucesso na sua casa!

1 – Tesoura bem afiadinha
Antes de jogar as folhas de alumínio amassadas no lixo, use-as para afiar aquela tesoura “cega”. É fácil: desamasse o material e corte-o em tiras de oito a dez são suficientes para melhorar o fio do instrumento.

2 – Xô, pinga-pinga
Apareceu uma goteira no telhado justamente no fim de semana e a meteorologia promete mais chuva? Identifique as telhas quebradas ou rachadas e cubra a área com uma folha de alumínio, fixando bem as bordas nas telhas ao lado. Como o material é moldável e impermeável, o reparo de emergência resistirá firme e forte durante vários dias.

3 – Sem cheiro de cebola
Usou só parte do tempero? Embrulhe o restante em filme plástico, depois em uma folha de alumínio, e guarde-o na geladeira, o cheiro ficará contido na embalagem e não passará para outros alimentos. Além disso, a cebola vai se manter fresquinha e úmida por mais tempo.

4 – Passe mais rápido!
Reduza pela metade o tempo que você gasta passando roupa com o seguinte truque: coloque uma folha de alumínio sobre a tábua de passar com o lado brilhante voltado para cima. Cubra-a com um tecido fininho de algodão (estique bem e prenda na tábua com pedacinhos de fita crepe). Como o alumínio reflete calor, só de passar um lado da roupa, o outro também ficará lisinho!

5 – Ajuste mais que perfeito
Se o parafuso e a porca não estão se encaixando direitinho, ou se na hora de desmontar e remontar um móvel ou objeto a arruela sumiu, a dica é enrolar um pedaço de alumínio perto da cabeça do parafuso e rosquear bem até conseguir a pressão necessária.

6 – Assando uniforme
Você provavelmente já envolveu carnes em folhas de alumínio para assá-las por igual, sem ressecar nenhum cantinho. Mas talvez não saiba qual lado do laminado deve ficar em contato com o alimento… Por ser mais lisa, a parte brilhante adere menos à comida, evitando que a casquinha do assado grude no papel.

7 – Forno e fogão sempre limpos
Antes de assar ou gratinar os alimentos, cubra o fundo do forno com papel alumínio, os eventuais respingos da forma caem na folha. Ao final, espere o forno esfriar, retire o alumínio sujo e jogue-o fora. Ele também serve de protetor de fogão na hora de preparar frituras e molhos: basta colocar o papel sobre a chapa, deixando os bicos das chamas livres.

8 – Frutas bem conservadas
Se você guarda frutas na geladeira para saboreá-las mais fresquinhas, saiba que isso não é mais preciso. Basta embalar o alimento em folhas de alumínio. Mesmo a banana, que estraga rapidamente fora do refrigerador, continuará tenra por mais tempo armazenada dessa maneira. Mas certifique-se de envolver toda a fruta.

9 – Esponja improvisada
Uma folha de alumínio amassada é tão eficiente quanto uma esponja de aço para eliminar os restinhos de comida que vira e mexe grudam nas panelas. Coloque a dica em prática da próxima vez que aquele assado não soltar do fundo do recipiente.

10 – Cone multiuso
Improvise um funil enrolando uma folha dupla de alumínio em formato de cone. A vantagem sobre o utensílio de plástico é que você consegue moldar o papel para se encaixar em qualquer orifício. Você também pode usar o cone na hora de decorar bolos e sorvetes, encha-o com cobertura ou chantilly e pressione a base, criando os desenhos.

4 comentários . Comentar

  1. janeiro 11, 2012

    Varias dicas boas! A de forrar o fogão ja tem ate um produto feito no mesmo material, mas próprio para isso, que ja vem com o burado das bocas do fogão! =)
    Beijos

    Responder
  2. gisa
    outubro 25, 2012

    Menina….eu tava até resistindo a seguir esse blog…mas quando vi essas dicas achei a gota d’água….tenho q seguir …rsrsrsrs….é ótimo em tudo…beleza, decoração…até pra nós donas de casa…A M E I!!!!!…Parabéns.

    Responder
    1. outubro 25, 2012

      Obrigada Gisa,
      Seu comentário me deixou super feliz 🙂

      beijokas

      Responder
  3. dezembro 28, 2014

    Adorei as dicas! São muito úteis!!! Obrigada 😉

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.